A partir da minha experiência, posso dizer que hoje não existe mais on-line e off-line. Não existe mais: “peraí, migo, que vou entrar na internet e já volto!” Estamos conectados o tempo todo, no computador, no celular, na TV e até no relógio (sim, conectei meu pulso alguns meses atrás). Por conta disso, muita coisa mudou no marketing e na maneira como pensamos negócios e claro, isso chegou no livro.
Segundo levantamento da E-bit, as vendas on-line já representam um terço das vendas totais de livro no Brasil. Além disso, essa modalidade tem um tíquete médio maior do que as vendas em livrarias físicas. Só para apontar dois indicadores relevantes.
Não podemos mais pensar em estratégias que não contemplem o universo digital. E não, não estou falando de vender – apenas – produtos digitais como e-books e audiobooks. Estou falando de usar as ferramentas digitais, sejam elas seu site, redes sociais, e-commerces, influenciadores digitais, blogs e até realidade virtual (VR) e chatbots para lhe ajudar a atingir e conversar mais e – muito importante – melhor com seus consumidores e potenciais leitores, em todos os formatos.
E por que é importante conhecer mais seus consumidores? Porque quem conhece mais indica melhor e; quem indica melhor, vende mais. Simples assim.
Nós não estamos no mercado do livro, estamos no mercado do tempo livre!
Não vivemos mais uma concorrência - apenas - com outras editoras ou livrarias. E estamos disputando o tempo livre das pessoas. Um tempo cada vez menor com opções cada vez maiores: Netflix, TV, YouTube, Facebook, Twitter, WhatsApp, Livros, Filmes, Música, Cinema, etc, etc, etc.
Complementar a isso, ainda existe o fato de que as interações com conteúdo se dão cada vez mais em micromomentos, aqueles instantes de interação que acontecem ao longo de todo o dia. Tem uma frase que gosto muito, do Sridhar Ramaswamy, vice-presidente sênior de Advertising e Commerce do Google, que diz: “O comportamento de consumo mudou para sempre. Hoje, a batalha pela conquista de corações, mentes e dinheiro é vencida ou perdida em micromomentos, minúsculos momentos de intenção de tomada de decisão e formação de preferências que ocorrem durante a jornada do consumidor”.
Com tudo isso, surgem perguntas, como por exemplo:
Como fazer com que o consumidor invista o tempo livre dele em seu livro?
Que ferramentas usar para comunicar ao seu potencial cliente que vale a pena ele investir esse tempo livre no seu conteúdo?
Que tipo de experiência e em quais formatos ele está mais aberto a vivenciar?
Quem é a voz que pode influenciar a tomada de decisão de um consumidor por seu livro?
Como potencializar sua presença no universo digital: site, social media, e-commerce, atendimento?
Por isso a ideia é fazer uma série de cinco artigos, cada um falando de maneira mais aprofundada sobre os seguintes temas:
O marketing, os micromomentos e o universo digital
Planejamento, estratégia e mensuração
Redes sociais, sites e apps
Influenciadores digitais e blogueiros
e-Commerce e marketplace
Chatbots e atendimento
Com isso a ideia é responder algumas destas perguntas e outras que possam surgir, com ferramentas e práticas para lhe auxiliar a transformar conhecimento em ação…e ação em resultados! Os artigos serão publicados um a um, toda semana... porque ainda não somos Netflix que libera o conteúdo todo da temporada de uma vez só. #sorry Espero que você curta e que a gente com isso possa começar uma conversa. Por favor, comente, opine, conte sua experiência...porque vivemos hoje em um mundo de compartilhamento e troca...pelo menos é nisso que eu acredito.
Texto originalmente publicado em www.publishnews.com.br
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